Search
Close this search box.

Maceió, 22 de janeiro de 2025

Search
Close this search box.

Artistas de Maceió cobram transparência de JHC com dinheiro da Lei Paulo Gustavo

Há um mês atrasado e sem respostas da Semce, dinheiro dos artistas da capital não chega aos contemplados em editais e gera revolta

Perto de completar um mês de atraso, os pagamentos da Lei Paulo Gustavo em Maceió continuam a gerar suspeitas e reclamações entre os artistas locais. Além de estarem excluídos do milionário São João da capital, muitos artistas relatam estarem passando por dificuldades, especialmente mestres e premiados que aguardam receber valores considerados irrisórios.

Juliana, uma artista local, destaca que a Lei Paulo Gustavo, inicialmente destinada a ser uma medida emergencial, tem se arrastado há mais de um ano na Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Recentemente, os artistas se reuniram com o prefeito João Henrique Caldas, que prometeu resolver a situação.

“Mas foi só uma forma do prefeito dispersar o movimento. Prometeu mundos e fundos, encenou o gestor que não é e deve ter gargalhado depois que saímos daquela sala. Maceió não tem gestão cultural há quase quatro anos e deve continuar assim, esse prefeito odeia a cultura”, afirma Juliana.

Em protesto, artistas simularam o enterro da cultura em frente à prefeitura de Maceió. A indignação é grande, principalmente pela demora em resolver um problema que, segundo eles, poderia ser resolvido rapidamente com uma gestão eficiente.

“Agora é aguardar a boa vontade desses senhores, de pagar algo que deveria ser resolvido em minutos, se tivesse gestão. Nosso maior medo é que o dinheiro da LGP esteja sendo usado para bancar o São João do prefeito, o que não surpreenderia ninguém”, acrescenta Juliana.

A situação evidencia uma crise na gestão cultural de Maceió, afetando diretamente a vida dos artistas e a promoção da cultura local. A comunidade artística continua a lutar por seus direitos, esperando que suas vozes sejam ouvidas e que as promessas sejam cumpridas.

Compartilhe

Leia também

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE